terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O que é Reiki?

  • REIKI
O texto abaixo é a cópia fiel e na íntegra da apostila da Mestre Reiki Maria João Sakagami, com a qual estudei e ainda estudo os níveis I e II desta energia abençoada. Abaixo deixarei os contatos dela para quem se interessar.

· História: a história de Mikao Usui, monge budista que decodificou o método Reiki no século XIX, não difere muito da história de outros seres chamados iluminados, por terem restabelecido a sua ligação com o sagrado. Chegaram até nós registros de seguidores, que talvez não traduzam o seu verdadeiro pensamento. O que temos são resíduos de textos, informações verbais de antigos discípulos e parentes, subordinados à visão da época. Mikao nasceu e viveu na vila de Yago, distrito de Gifu, em 15 de outubro de 1865. Era uma pessoa muito calorosa, simples, corajosa e humilde. Como estudioso, aprendeu chinês e sânscrito, o Taoísmo, a Teoria, a Teoria dos Cinco Elementos, Medicina Chinesa Tradicional, Budismo Tendai, além de pesquisar os escritos dos discípulos de Siddhârtha Gautama.

Tendo conhecimento da capacidade curativa de Buda e seus discípulos, concluiu que seria possível reativar esta habilidade. Descobriu que a técnica de cura que buscava, embora preservada em parte na medicina tradicional tibetana, havia sido abandonada quando a preocupação dos monges se voltara exclusivamente para a evolução espiritual dos homens.
Através de textos tibetanos descobriu fórmulas para captar uma energia que poderia levar a um ilimitado poder de cura. Porém, a fórmula por si só não conferia a habilidade de curar. Mikao Ussui decidiu seguir o exemplo dos antigos viajando ao Monte Kurayama, onde se recolheu em jejum e meditação por 21 dias. No o vigésimo primeiro dia, não tendo obtido o conhecimento que buscava, orou pedindo a confirmação da energia e neste momento experimentou Satori, a presença da consciência profunda.
Neste estado pôde contemplar os símbolos sagrados, recebendo a sua iniciação e o conhecimento para usar tal poder e ativá-los nos outros. Ao descer do monte Kurayama, Mikao Ussui teve comprovação da ativação da energia e soube que havia resgatado o método abrindo uma clínica em Tóquio em Abril de 1922, mudando-se para Nakano em 1925. Faleceu em 9 de março de 1926 em Fukuyama, de ataque cardíaco. Após sua morte, seus discípulos continuaram o trabalho dentro os quais, a Senhora Hawayo Takata que foi responsável pela divulgação do Reiki no ocidente, tendo iniciado 22 mestres entre homens e mulheres. O Reiki chegou ao Brasil em 1982.
Existem muitas linhas de Reiki. Contudo são variações de forma e não de conteúdo, já que a energia e os benefícios obtidos são os mesmos. Em termos gerais o objetivo do Reiki vai além de incentivar a auto-cura, buscando um princípio e transformação interior, um sentido de libertação de dogmas e conceitos, de dignidade, de gratidão à vida, e de verdadeira responsabilidade pelas escolhas que fizemos, fazemos e faremos.

· Significado: REIKI significa chuva maravilhosa de energia vital, energia que vinda da inteligência universal que produz o milagre da vida ao encontrar a terra, comunhão de energias (superior e terrena) que se pertencem, energia que está acima de você e em você. De modo geral, captação e direcionamento da energia cósmica.
Seja qual for a forma como é apresentado, o Reiki é muito simples, sendo ativado pela aplicação da energia por meio de toques suaves, promovendo o relaxamento e ativando o sistema imunológico.
Beth Gray, pesquisadora da Universidade de Stanford nos EUA e discípula de Takata, comprovou por meio de instrumentos muito sensíveis que o Reiki se desenvolve em espiral anti-horária, entrando pelo chakra coronário e preenchendo o corpo de luz branca que flui do cardíaco para as mãos.
Embora seja considerada uma terapia alternativa, é muito mais uma técnica complementar, pois pode ser usada para ampliar os resultados da medicina alopática, homeopática, antroposófica, chinesa, ayurvédica, da terapia floral, cromoterapia, massagem, yoga, acupuntura e outras, sem efeitos colaterais. A prática do Reiki é reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Mestre Maria João Sacagami – mjosacagami@gmail.com 

Nenhum comentário: